terça-feira, 29 de julho de 2008

1º Encontro de Casting PDPT









Boas. Com a alma cheia de um dia excelente cá vai a minha apreciação. Para já carretos multiplicadores são efectivamente uma dôr de cabeça quando queremos puxar com força e ansiedade para bater a marca divina. Mas se fosse fácil toda a gente usava e abusava dos mesmos. Fiz 2 tremendas cabeleiras em 20 minutos . Outra coisa foi a benesse de poder ter nas mão canas e carretos de outros companheiros e de outros "campeonatos" que fazem luzir os olhos. Obrigado José Afonso por permitires o pessoal experimentar os canhões e por teres feito a kilometragem para participares com o teu espirito sempre em alta. Os companheiros todos estiveram em excelente harmonia e todos tentamos ajudar o proximo a marcar mais metros, sempre com respeito pela modalidade mesmo quanto o shockleader não aguentava o pressing. Podem crer que fiquei com mais um bichinho no bolso para praticar melhor os meus lançamentos e apurar o "swing" do groundcast. Parecendo uma brincadeira, quando atingimos a barreira acima dos 100 metros a coisa fica com outro sentido. Se callhar quando o mar não deixa pescar ou quando o peixe não quer, vai de chumbo para apurar a dança. Como não podia deixar de salientar, o Vitor Mota esteve incansavel e sempre com o olho posto nos "meninos" numa de ajudar e explicar o seu conhecimento. Apesar de falar um pouco alto demais (brincadeira, não leves a mal) a gente perdoa porque tem uma paixão enorme naquilo em que mais se aplica e não nega segredos para ajudar os outros, a ele se deve esta dinâmica e entusiasmo num tema quase oculto no nosso Portugal. O restante team esteve também sempre em alta e fomos todos recebidos com muita atenção e com boa disposição. Perdoe-me não me lembrar dos nomes mas fica o registo do homem que fez na boa 5+ kilometros a pé para medir com fita os lançamentos dos atiradores sobre capim á torreira do sol. A ele tiro o chapéu. Palavras para quê?? Foi mais um dia excelente na companhia do pessoal e prometo um video report com pormenores do "swing"na Herdade da Princesa. Mais uma vez OBRIGADO VITOR MOTA (fiquei a falar alto como ele eheheh ) Foram 20 Estrelas em plena confraternização. ABração a Todos os presentes e qualquer dia há mais. Nuno aka cabeleiras eheheh
Melhor marca pessoal: 128 metros com o equipamento do Mário Baptista.
Melhor marca do Evento: Sr. Mário Santos com 163 metros com equipamento do José Afonso.
Ganda tiro.

Inté

Porque não existe um programa de TV sobre pesca desportiva?

Num site sobre pesca a pergunta era a do tema deste post
A minha resposta:
"Boas
Tenho seguido com interesse este topico. Afinal a minha actividade está ligada a este tema, os audiovisuais.Comecei cedo na publicidade em Portugal, com 18 era estafeta, andei em produtoras a estagiar, fiz apoio técnico em produção TV e em Lisboa aos 20 entrei para uma agência de publicidade para o departamento de produção onde comecei com a produção gráfica e mais tarde com a produção TV\Cinema. Já fiz de tudo um pouco em varios patamares de orçamentação. Desde o promocional do detergente até ao filme de minuto com marcas de automoveis. Fiz trabalho com figurantes baratos e estrelas de cachets bem altos que dava para pagar um apartemento de uma só vez. Estrelas é quase sempre do pior, são muito exigentes e ganham em 2 dias o que muitos ganham em anos.O mercado mudou muito,o tempo das vacas gordas já lá vai. Hoje em dia a tecnologia e os equipamentos necessários á produção de audiovisuais estão á mão de todas as carteiras.O problema é ter mãozinhas para trabalhar com equipamento e ter feeling de editor. Antigamente um spot de 30 seg. filmado em 35mm custava uma fortuna, hoje qualquer camara prosumer tipo HDV é relativamente barata (custam 2 ou 3 carrretos de topo) e suportam uma qualidade boa para TV. Se o alvo é web então nem é preciso mais que qualidade DVD. Claro que a captação quanto mais qualidade e produção tiver melhor o resultado final.Mas voltando ao tema ontopic. Já tentei de tudo para fazer videos sobre pesca com algum cuidado e com o minimo de requesitos técnicos.Apenas uma MiniDV e alguma pós-produção penso ser o suficiente para web e DVD. Sabem que mais?? Já contactei canais de TV, revistas, marcas, associações de pesca desportiva, representantes,importadores, lojistas, pescadores patrocinados, pescadores de pompa, maritimo turisticas e por ai fora. Qual o feedback??...........Nicles batatoides.......nem com telefonemas a combinar "test drives" para ver se gostavam do resultado a custo zero.
Ninguém se interessa por este tema, pensam que vão gastar 50.000 euros para fazer uma cagada em 3 actos. Em Portugal só se joga com certezas e o capital de risco não existe para este tema. A propria RTP tem um clube de pesca desportiva e não aborda o tema. Fixe não é??Existem outras permissas para se fazer um programa de TV que vão tornar o custo incomportável, como os direitos autorais de musica\imagem\impostos\ custos de difusão\custos de produção e por ai fora.Todos, ou quase todos, sabem que faço videos para um site protuguês de pesca e no meu blog estão todos os episódios da minha participação nesse site. Faço por gosto e por puro prazer, não rentabilbizo nem as cassetes que compro, mas dá-me um prazer enorme editar video. Acreditem que por vezes fico emocionado e arrepiado quando edito e relembro os momentos que passei nos dias de convivio, só ai a despesa está paga. É preciso mãozinhas e ter o bicho aceso para fazer de 1 hora de cassete 3 minutos de video como deve ser. Produzir videos não é fácil mas se temos o prazer por isso nem damos conta das horas necessárias para o fazer. Querem uma ideia?? 1 hora de cassete com os planos brutos pode demorar 2 dias (16 horas) a editar. Não é só cortar o que não interessa, é preciso ter ritmo, boa sonorização, legendas se necessário e depois recodificar para colocar num servidor online. Pois é, demora e é preciso ter gosto pela camisola.Por isso caros amigos, façam como eu, contactem e pressionem potenciais interessados no tema e rezem por uma resposta positiva.Outra coisa, Portugal em muitas camadas de serviços já só funciona por cunhas, na publicidade é só disso, tudo bem se o preço é correcto e o serviço entregue corresponde, mas não acham que um dia a pescada vai ficar com o rabo na boca?O espanhois estão a anos luz na dinâmica da pesca desportiva, os americanos são de outro planeta (Só http://www.kevinvandam.com/ ganha 1.5 milhões de dollars$ por ano só em patrocinios) em Portugal só posso cantar uma musica de Jorge Palma. Já sabem qual é, não é preciso cantar.
Vejam imagens da ESPN sobre o BassMasters no youtube ((http://br.youtube.com/watch?v=2c3TnyeuaXY&feature=related) ) e ficam logo com os pés na terra, ou neste caso em Portugal. Claro que é outro pais e outra economia, mas nem mesmo os nosso campeonatos nacionais merecem noticia?, 5 minutos de reportagem?...nicles.Estou de acordo que se o Sousa Cintra ou o Belmiro\Amorim com os seus milhões tuganos fossem pescadores havia um "pescas e pesqueiros" em vez de "coutos e coutadas".Nem com o nosso Manuel Alegre pescador a coisa vai lá.
A sinergia não está no isolamento das coisas mas na sua mistura. Espero um dia ter uma associção de pescadores desportivos (penso que ainda está na forja) e poder assistir, ou particiapar activamente, numa produção nacional nem que seja de pesca ás bogas de rio.
Efectivamente temos sido banhados com DVDs de pesca espanhola que em nada corresponde ás técnicas do panorama portugês em muitas modalidades. Realmente os importadores apostam nas capas de revistas nacionais e algumas já são montras autênticas das marcas, até dá para perceber que revistas\marcas representam, sobrevivem á custa do Tuga que gosta de escrever artigos de pesca e tem prazer em que o nome apareça no fim a troco de uma assinatura anual ou de um carreto médio. Vivemos do trabalho arduo e aindo conseguimos ter tempo para divulgar coisas a custo zero.É o pais das borlas e dos estágios de 6 meses não remunerados. Fotografamos,escrevemos,filmamos para aparecer o nome nas revistas?? Bem sei que este discurso tem algum sal a mais, mas a sede de um dia as coisas serem mais justas e com o reconhecimeto devido é muita.
Haja paixão e respeito pela pesca, o resto vem por si.
Meus caros, não os maço mais.
AB
Nuno"
PS: Tudo o que faço pela pesca é por gosto, pelas amizades e pelo querer saber mais.
É, se quiserem, uma terapia.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Torrão III






Bem sei que já lá vai muito tempo depois do evento do ano. Torrão fishing-party III.
Antes demais não chega palavras para descrever a dedicação dos Mario Brothers e do Guilherme Madeira para que todos os que lá foram se sentissem em casa.
O cenário era a água doce e as carpas, muitas carpas, as rainhas de festa. Nunca tinha feito esta pesca e posso dizer que foi um estreia muito agradável. Estreia e surpresa pela combatividade dos exemplares e cadência de capturas. Um sonho de qualquer pescador que tem o bichinho bem aceso.
Não podia deixar de agradecer ás mulheres presentes com o seu sorriso femenino e os carinhos maternais. Tuxa, Ana, Carla, Nita e repectivas esposas dos restantes companheiros voltem sempre.
Á noite a festa foi rija e não podia deixar de salientar a performance do Hugo Lima. Amigo, ficaste na minha lembradura e aqui tens mais um amigo ao dispor para pescarias e não só.
Ao Ricardo Silva admirei a sua maneira de lidar com os twinpower. Ganda malha de crianças e grande elevação de espirito. Fiquei a pensar se vale a pena perder mais tempo com a minha futura prole.
Grande encontro e grande momento de vida boa.
Inté

O robalo pancadas



A pretexto da minha sogra fazer anos desloquei-me para a area da Marinha Grande. Na praia a miuda já estava a teclar no telemovel a passar o tempo e a descontrair com a baixa do sol lentamente sobre o mar. Eu estava com uma fezada que ia apanhar um peixe e estava insistente. Fui a pé até à pedra do Leão e voltei para trás sempre a tentar a sorte. O Mar estava com um quebra coco de respeito e só com alguma energia na vara se conseguia passar a onda. Enfim..., break para o cigarrito... e mais um investida em frente á Maria já decsonsolada. Recuperação com paragens no espumaço porque entretanto a maré baixou 2 horas e as ondas já espraiavam a 30 metros da areia. Ao fim do lamento "fonix ando fartinho desta M€%&@ de pesca de spinning" Trrrauuú...um pancadão na cana e o prazer orgasmatómico de um robalo preso na amostra. EHEHEHE, obrigado estrelinha da sorte.
Inté.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

BenHur


Mais uma pescaria ,desta vez embarcada no BenHur, em Setubal. O colega Filipe Cardoso marcou tudo com meses de antecedência e tudo esteve nos trinques. O peixe não foi o melhor momento dos 2 dias, sim dois dias. O convivio e a amizade estiveram no auge e acima de tudo uma massadinha de peixe bem á maneira feita pelo mestre Miguel.
Durante a noite estive a ensair os primeiros passos no jigging e não surtiu efeitos imediatos. Depois dediquei meia hora ao spinning embarcado e as cavalas fizeram a festa.
Tive pena do Diogo que foi parar ao porão com um enjoo brutal, mas o mar tem destas coisas.
A todos os companheiros a bordo nequeles 2 dias, aquele abraço.
Nuno

Almograve

O encontro do Almograve foi mais um épico do grupo PDPT. A Costa Alentejana tem muito para oferecer a nivel de natureza, pessoas locais,lugares pradisiacos e excelentes pesqueiros para todos os gostos. Fiz 500Km para apanhar uma sargueta e não gradar. O que ficou como recordação foi um encontro de amigos e mais uma festa de amizades. O parque do Sitava foi uma surpresa a nivel de qualidade de serviços e infraestruturas. O grupo do camping composto pelos Mários Brothers e familias, Xandre, Vira e esposa, eu mais a minha Teresa estivemos mais que bem. A repetir sempre que possivél. A salientar o sargo grelhado com limão a fugir (dica do Mário B.)
AB
Nuno

Pico2009Açores

Videos By NunoJRibeiro

Portugal Maravilha by Luís Quinta