terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Verdinho da Paz II




No passado sábado decidi ir á minha lagoa favorita, sossegada e sem pressão abusiva de pesca, num cantinho simpático no Ribatejo genuíno, com um sino a ouvir-se ao fundo a tocar as horas que passam e as meias horas que ficam.
Estive 4 horas seguidas sem sucesso e com todas as técnicas que reconheço como parte da minha pesca a tentar estimular os verdinhos de Inverno para me acenderem o espírito com o seu ataque.
Já dormente decidi abancar numa pedra perto da margem de modo a ficar baixinho e com os olhos quase ao nível da água. Estava quase adormecido com o sol de início de tarde e como a fome ainda não tocava no sino da igreja relaxei um pouco, acendi um cigarro e insisti num local com estruturas submersas e comecei a praticar um passeio de cão na amostra na qual tinha depositado a minha esperança.
Com os olhos fixos num pequeno cerro onde esvoaçavam algumas aves, ouvi um chapinhar na água que me acordou a alma. Fiquei confuso porque não acreditei que aquele chapinhar tivesse sido comigo. Quando vou a recuperar sinto a cana a ficar pesada e tensa, vergou e pensei em pedra ou tronco. Mas de repente sinto um estremecer na cana que me indicava um toque de sino que tanto gosto. O sino do inicio do combate com um verdinho de respeito. Um salto monumental na água e uma teimosia em chegar á margem fizeram o prato do dia. Belo peixe. Obrigado Ribatejo.
Na excitação e nervosismo que se seguiu fica na memória a respiração ofegante, o despachar para retirar a amostra sem magoar o peixe, fazer uma foto rápida, devolver com um sentimento de alguma angústia um peixe tão bonito que me acendeu todos os sinos que a minha igreja pode ter.
Recordo os seus olhos negros e calma com que se deixou manipular.
A pesca do Achigan é para mim, a melhor da água doce.

Inté e respeitem o nosso desporto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom relato e extraordinária captura.Tenho pena que aqui o meu aquário natural,não tenha exemplares desse tamanho,mas estou a deixá-los crescer...ehehhe

Parabéns amigo Zebu !

Um abraço
Sérgio

Nuno João Ribeiro disse...

Boas

Origado pelo reforço positivo.
Aquele menino safou-me o fim de semana, foi um verdinho muito generoso.
A ver se para a próxima apanho o irmão mais velho ;) .

Abraço
Nuno

Pico2009Açores

Videos By NunoJRibeiro

Portugal Maravilha by Luís Quinta